quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Autoestima?



      Os defensores da progressão subestimam o preço dessa ideia para o crescimento do ser humano. Não se pode ignorar a importância do ato de conquistar um valor simbólico que reforce a autoestima: a simples nota. Não a nota dada por imposição de um desmanche da escola pública, mas aquela autêntica, a que nos traz felicidade por termos conquistado (como a aprovação em um vestibular ou em um concurso). Por conta da progressão, algumas pessoas podem passar a vida toda sem sentir esse prazer.

Depois dizem a nós professores que devemos trabalhar a autoestima dos alunos (como se a sociedade cuidasse bem da nossa) e fazer com que ele goste da escola. Como é possível se um valor simbólico importantíssimo, cuja conquista reforçava esse elo entre aluno e escola, já não é mais necessário? É necessário que os alunos saibam que estão na escola com algum objetivo que não seja a frequência para as bolsas de transferência de renda ou o medo dos conselhos tutelares. A escola tem que representar um valor maior. Quem me dera os alunos se transformassem em estudantes.

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